quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Engenharias e outras engenhocas

O problema de se trabalhar numa área cujo trabalho desenvolvido não é palpável, traz vários problemas. Em primeiro lugar, o conceito do S. Tomé de “ver para crer” fica um tanto ou quanto impossível de medir, o que por si só levanta outras questões: como se explica o tempo consumido em algo que mal se vê?...

Na engenharia civil, é fácil entender os riscos de fazer um projecto mal feito, poupar nos materiais, etc... e infelizmente, de uma forma ou de outra todos nós já vimos telhados a cair, pontes a ruir, casas que necessitam de obras mais cedo que o esperado porque o senhor construtor resolveu abastecer-se no equivalente às lojas dos chineses em termos de materiais de construção, pois sempre podia meter mais algum ao bolso! E todos nós achamos o facto deplorável! Compreendemos que levar com um telhado no toutiço porque alguém se quis despachar, não é uma postura muito profissional.


Agora, se falarmos de algo tão pouco visível como um pedaço de software, o caso muda de figura. Estamos todos mais ou menos habituados a trabalhar com programas que não funcionam e não morrermos por isso e vemos gente a fazer rios de dinheiro com isso, pelo que deve ser normal.A solução ao que parece resume-se quase sempre ao desliga e volta a ligar! Ainda para mais, mesmo que as coisas não fiquem a 100%, há sempre uns entes mágicos que resolvem as coisas com mais cambalhota, menos cambalhota e todo esse universo assim se mantém como que de uma forma obscura que ninguém quer ver melhor!

E no meio disto como raio se consegue manter a paciência suficiente para teimar em explicar que apesar dos computadores fazerem cálculos complicados em pouco tempo, terem potencial para falar com um mundo inteiro e guardarem resmas de coisas, para que as coisas pareçam feitas de pozinhos de perlimpimpim, há alguém que gasta muita massa cinzenta e tempo com o assunto??! Como explicar que mais vale esperar mais um tempo e ter algo funcional, que encurtar o tempo, apenas para poder fazer publicidade enganosa mais tempo?

Sem comentários: