segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Os 3 porquinhos

Quando era pequena tinha um livro com uma banda desenhada que contava a história dos três porquinhos, com uns bonecos muito à la Disney… tenho ideia que era uma das histórias que pedia sistematicamente ao meu tio para repetir, até a saber de cor e declamá-la, olhando para as páginas, como se de facto já as soubesse ler. Não terá sido apenas por isso, mas pelo menos para mim a moral anti preguiça da história está muito clara: mais vale levar mais tempo e ter uma casa em condições. Podendo nós substituir a casa, porque quase tudo! Não é há toa que temos o ditado “depressa e bem, não há quem”!

Tenho constatado, que há por aí muito boa gente que ou não conhece a história, ou dela nada apreendeu! Por certo quase todos temos vizinhos de trabalho cujo o simples acto de marcarem o passo e aquecerem o lugar lhes serve como definição de trabalho, e ainda refilam com todos os outros que teimam em fazer as suas casinhas de tijolo com alguma calma.

Se arranjarmos um lobo mau com folêgo suficiente para mandar as palhotas e casitas de troncos desta para melhor sempre que necessário, talvez ainda haja esperança! Não precisávamos de constatar que os dois primeiros porquinhos tinham seguramente que ser tugas!

1 comentário:

Topo Gigio... disse...

Bela reflexão. Realmente estou de acordo contigo!!!
Acredito que na base da cada vez mais deficiente "mente" do Português está uma má infância!
Nesta fase seria a altura ideal para se desenvolverem hábitos saudáveis, e ao invés começam logo aí a esboçar os 1ºs traços dos agora pequenos mas futuros grandes defeitos...
Desde a infância que nos habituamos a ouvir, decorar mas raramente alguém ensina a saber "entender" as "histórias" como a dos porquinhos ... Não aprender a "lição" é um defeito da nossa Nação... atrás disto vem muito mais... no trabalho então, perde-se mais tempo a pensar como não fazer, do que a fazer, a criticar o "do lado" em vez de o apoiar, etc, etc, etc... (senão nunca mais saia daqui....)
Para a desgraça nacional... é o caminho mais fácil que o Português sempre prefere escolher...
Quanto aos "lobos maus" acho que são uma espécie em extinção...
No entanto, há excepções .... e eu acho que o 3º porquinho também era TUGA!